Usuários assíduos do Instagram em algum momento viram ou utilizaram alguma ferramenta de automação na rede social.
Essas ferramentas, criadas por terceiros, realizam ações de forma automática com o objetivo de atrair novos seguidores e aumentar o engajamento.
Algumas das ações realizadas por estes aplicativos são: seguir, curtir, comentar e enviar mensagens de forma automática.
Apesar da prática não parecer fazer nenhum mal, elas são irregulares há muito tempo na plataforma.
Além de prejudicar o funcionamento e o lucro do Instagram, as automações podem trazer muitas desvantagens pra sua estratégia de conteúdo e até para o seu perfil.
Neste artigo, você irá entender porque essa prática não é recomendada e como desfazer os prejuízos causados.
Por que não é recomendado utilizar?
Ao decorrer dos anos, o Instagram veio reprimindo atividades não autênticas em sua plataforma.
Em 2018, a empresa anunciou que adotaria uma postura ainda mais rígida para os perfis que utilizassem serviços não oficiais para aumentar sua popularidade de maneira artificial.
Dentre as punições para quem utiliza serviços de terceiros, estão: queda do engajamento e bloqueio ou suspensão do perfil. Isso ocorre porque os algoritmos são capazes de identificar atividades realizadas por robôs, já que elas são feitas seguindo um padrão de tempo ou quantidade.
Por esse motivo, o uso de ferramentas de terceiros torna as contas suscetíveis a diversos problemas que podem prejudicar o seu negócio. Afinal: ninguém quer perder seu perfil por ter utilizado uma ferramenta para fazer um trabalho que deveria ser feito por um humano.
Utilizei automação no meu perfil, e agora?
Se você teve sua conta comprometida porque utilizou algum aplicativo de terceiros para realizar atividades automatizadas na plataforma, como curtir, seguir pessoas, comentar ou ganhar seguidores, ainda é possível reverter esse quadro.
Confira as dicas:
1. Remova seguidores fantasmas de forma manual
Quando se compra ou se consegue seguidores por meio de automação, é comum que eles sejam fantasmas, ou seja, não interagem de forma nenhuma com o seu conteúdo, se tornando apenas um número.
Por isso, removê-los é uma ótima estratégia para manter no seu perfil quem realmente se interessa pelo seu conteúdo.
Acesse a aba de “Seguidores” em seu perfil e toque no botão remover em perfis sem foto, perfis inativos – aqueles que não publicam nada há um bom tempo – e perfis fakes.
O recomendado é remover até 50 por dia, em horários alternados, porque realizar essa atividade de uma vez só pode gerar um bloqueio temporário em sua conta.
2. Invista em conteúdo de valor
Produzir conteúdo de valor, de forma resumida, é publicar informações que serão de interesse do seu público.
Para exemplificar, se você tem uma marca na área de finanças, dicas relacionadas a educação financeira poderá ser um dos tópicos de conteúdo.
Fazer isso aproxima o seguidor da sua marca, uma vez que seu perfil deixa de ser uma mera vitrine da sua empresa e passa a ser um espaço de importante valor ao seguidor.
3. Explore as ferramentas do Instagram
A plataforma do Instagram, atualmente, disponibiliza diversas funções dentro do aplicativo em que o usuário é capaz de produzir conteúdo de diversas maneiras.
Então, o ideal é explorar elas para que seu conteúdo atinja as pessoas de formas diferentes.
Apenas nos stories há diversos recursos, como stickers, GIFs. Enquetes, caixa de perguntas, vale a pena testar tudo. Ainda tem Live, IGTV, Reels, Loja etc.
Experimentando cada uma delas você mostra para a plataforma que é um bom usuário e os resultados dos algoritmos em sua conta podem surpreender.
Dica da SPOT
Nosso grande segredo são os Reels, o recurso do Instagram que mais atinge pessoas de forma orgânica atualmente.
Em 2019, o Instagram lançou os Reels com o objetivo de bater de frente com o TikTok e, ainda hoje, é uma das melhores maneiras de atingir novas pessoas e melhorar o seu engajamento. A plataforma integrada de vídeo permite publicar vídeos de até um minuto, adicionando áudios, filtros, parcerias e ainda novos recursos que vem sendo adicionados.
Por isso, vale investir na produção desses vídeos curtos pelo menos algumas vezes na semana e, claro, utilizar hashtags para melhorar ainda mais o seu alcance.
Seguindo essas dicas e perseverando, seu perfil vai voltar a bombar e os prejuízos causados pela automação vão desaparecer. Agora é só por em prática!