Os hábitos digitais das pessoas ao redor do mundo têm mudado de forma significativa. Desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou, ocasionando novos costumes como o distanciamento social e o home office, o tempo que passamos nas redes sociais aumentou. Com isso, desde as pesquisas mais recentes, é possível enxergar um reposicionamento no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil.
De acordo com análises de abril deste ano, a média de tempo que os brasileiros passam conectados é de 3 horas e 47 minutos por dia. E a tendência é que esse tempo aumente no decorrer de 2022.
Neste artigo, usamos como base o relatório de abril de 2022 produzido pelas organizações We Are Social e Hootsuite. Confira abaixo as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022 e saiba a melhor maneira de incorporá-las na sua empresa!
As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022 são:
- WhatsApp (165 mi)
- YouTube (138 mi)
- Instagram (122 mi)
- Facebook (116 mi)
- TikTok (73,5 mi)
- Messenger (65,5 mi)
- LinkedIn (56 mi)
- Pinterest (30 mi)
- Twitter (19 mi)
- Snapchat (7,6 mi)
1. Whatsapp
O Whatsapp é a rede social número um no coração dos brasileiros: a maioria das pessoas que têm um smartphone também têm o aplicativo de mensagens instantâneas instalado. Segundo cálculos feitos pela We Are Social e Hootsuite, ele agora é a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2022.
A pesquisa ainda aponta um número muito interessante: 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp. Isso equivale a 165 milhões de usuários. Um dos fatores que contribuem para o aplicativo ser tão popular é que algumas operadoras permitem o uso ilimitado do Whatsapp, sem debitar do consumo do pacote de dados.
Ele também pode ser muito útil para o seu negócio. O Whatsapp Businnes é uma versão de conta comercial do aplicativo de mensagens que já conhecemos. Dessa forma, ele facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.
Alguns dos recursos disponíveis no app atualmente são:
- Perfil comercial para exibir informações importantes, como o endereço, o e-mail e o site da empresa;
- Etiquetas para organizar e encontrar facilmente suas conversas e mensagens;
- Ferramentas de mensagem para responder rapidamente às mensagens de clientes.
2. YouTube
Recentemente, o YouTube havia passado o Facebook e se tornado a rede social mais utilizada no Brasil. Porém, houve uma mudança de metodologia da plataforma de streaming: ela contabiliza apenas usuários entre 18 e 65 anos que podem ser impactados por ads.
Assim, a pesquisa chega ao número de 138 milhões de brasileiros vendo e postando vídeos todos os meses, conquistando o segundo lugar no ranking.
Com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, o YouTube é a principal rede social exclusivamente de vídeos online da atualidade. Ele melhorou seu sistema de hashtags, uma tentativa de otimizar suas caracteríscas de rede social.
Com o formato de vídeo está cada vez mais consolidado, pode valer a pena investir nessa rede social como forma de distribuição de conteúdo.
O Youtube é uma ferramenta valiosa e pode auxiliar a sua empresa nas estratégias de marketing. Com ela, você pode alcançar novos públicos através do conteúdo visual, além de ampliar sua imagem no mundo digital.
3. Instagram
Segundo a pesquisada We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários. A rede social abriga vários formatos de conteúdo, como fotos em diferentes proporções, vídeos (Reels), Stories, e mais.
O Stories é a principal área de inovação do aplicativo. Nele, é possível fazer diversos formatos de post, como perguntas, enquetes, marcações, vídeos em sequência e o uso de GIFs.
O Instagram também tem uma funcionalidade nos Stories para os “amigos próximos”, chamada close friends. Pode ser interessante usá-la no seu negócio, pois ela te ajuda a criar estratégias para promover o seu produto ou serviço de forma exclusiva. Por meio dessa ferramenta, é possível compartilhar promoções e lançamentos somente para uma lista de pessoas específicas.
O IGTV e o Reels são funcionalidades que valem a penaficar de olho. Por apresentarem o formato de vídeos, estas são as ferramentas mais importantes para o Instagram, que busca cada vez mais se tornar uma plataforma especializada em vídeos.
Outro foco do aplicativo é proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma. Hoje, o Instagram possui uma aba própria voltada apenas para essa parte comercial.
Estar presente no Intagram é uma oportunidade de divulgar e humanizar a sua marca, mostrando os bastidores, um exemplo de técnica bastante utilizada.
4. Facebook
Em 2020, o Facebook estava em primeiro lugar no ranking, e o manteve até 2021, perdendo o topo no início de 2022. No entanto, ela segue sendo a mais utilizada mundialmente, com mais de 2,91 bilhões de contas ativas – sendo 116 milhões delas brasileiras.
O Facebook é uma plataforma versátil e abrangente, que reúne inúmeras funcionalidades em um só lugar. Suas utilidades vão desde gerar negócios até conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, se informar, e por aí vai.
A maior parte das empresas que investem em Inbound Marketing estão presentes no Facebook. A rede social também possui um Estúdio de Criação próprio que pode ser bastante útil para facilitar o seu trabalho, como fazer o agendamento de posts.
5. TikTok
A febre da Geração Z está subindo no ranking, chegando ao 5º lugar de mais usada no Brasil – e a tendência é só crescer!
Hoje, o TikTok é bastante utilizado por adolescentes, celebridades e empresas. Ela teve o seu ‘boom’ em território nacional no início da pandemia, servindo de refúgio para muitos relaxarem, dar risadas, se distrair e claro, dançar.
Apesar da plataforma de vídeos curtos não ter o costume de divulgar dados internos, o relatório We Are Social e Hootsuite afirma que obteve o número em documentos de divulgação do TikTok para anunciantes. Só no Brasil, teríamos 73,5 milhões de usuários. Em escala mundial, o aplicativo da ByteDance já chegou a 970 milhões de usuários.
6. Messenger
O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Ele foi incorporado à rede social em 2011 e separado da plataforma em 2016. Depois disso, por um tempo, foi impossível responder mensagens direto do aplicativo do Facebook, então o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório. Isso motivou milhões de pessoas a baixarem o app em seus smarthphones.
O Messenger também tem uma função Stories exclusiva, como o Instagram. Para empresas, possui recursos como bots e respostas inteligentes. Estima-se que o Messenger tenha várias dezenas de milhões de usuários no Brasil. Porém, a Meta não divulga os números oficiais.
O relatório Digital Brazil 2022 aponta que o total de brasileiros que usam a plataforma do Facebook Messenger é de 65,5 milhões de usuários.
7. LinkedIn
O foco do LinkedIn são contatos profissionais. Fazendo uma comparação com o Facebook, ao invés de amigos, temos conexões, e no lugar de páginas, temos companhias. As comunidades são uma das ferramentas mais interessantes. Elas reúnem, num lugar só, interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.
Muitas empresas utilizam o linkedin para recrutamento e seleção de profissionais, além de trocar experiências profissionais e tantas outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
Com os problemas econômicos e o desemprego maximizados pela pandemia, a rede socia cresceu e está em 7º lugar entre as mais usadas no Brasil, com 56 milhões de usuários ativos.
No mundo, já são 830 milhões de pessoas cadastradas na plataforma!
8. Pinterest
Esta é uma rede social de fotos muito interessante, que funciona como um “mural de referências”. No Pinterest, é possível criar pastas para guardar inspirações sobre diversos temas, além de fazer upload de imagens e criar links para URLs externas.
Os temas mais populares na rede são: moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagens e design. Seu público é formado por mais mulheres do que homens.
No Brasil, a rede social afirma ter triplicado o número de usuários nos últimos anos, chegando a 46 milhões. Porém, de acordo com o estudo que é base deste artigo, o total de brasileiros conectados seria de 30 milhões.
De um jeito ou de outro, o Pinterest está em 8º lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.
Ao pensar na sua empresa, não se preocupe em criar apenas imagens autorais. Selecione fotos que transmitam a alma da sua marca, como você gostaria que seus clientes te vissem, possibilitando que o usuário chegue até você.
O Pinterest também conta com uma ferramenta que ajuda a criar pins patrocinados, que costumam aparecer de forma mais relevante no feed dos consumidores.
Um bom nicho do Pinterest é o de reforma de casas, já que esta é a plataforma perfeita para buscar ótimas inspirações em projetos de design de interiores e arquitetura.
9. Twitter
Desde 2020, o Twitter tem crescido na área das notícias, com as pessoas buscando atualizações mais ágeis do que acontece ao redor do mundo. Por isso, esta é uma rede social muito relevante para jornalistas ou veículos de imprensa.
Se considerarmos os usuários ativos no começo de 2022, temos 19 milhões de usuários brasileiros, mas não fica claro se os robôs fazem parte dessa conta.
A rede social também é usada para comentar e debater o que as pessoas estão assistindo na TV, nos streamings, postando comentários sobre as notícias mais recentes, reality shows, esportes, entre outros.
Ainda assim, o Twitter é uma possível fonte de leads e vendas para a sua empresa!
10. Snapchat
O Snapchat foi considerado o símbolo da pós-modernidade, devido a sua proposta ousada de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação.
Em abril de 2022, já eram cerca de 7,6 milhões de usuários brasileiros, o que representa uma queda significativa de mais de 15% em relação ao ano passado. Ainda assim, ele aparece aqui no top 10 das redes sociais mais usadas no país.
A rede social é responsável por lançar o conceito de “stories”. Não à toa o Snapchat despertou o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Como essa história acaba, nós já sabemos.
Ao analisar por um lado mais corporativo, o Snapchat pode servir para criar filtros de imagens baseados em geolocalização, considerada uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.
A SPOT MKT no gerenciamento das suas redes sociais
Na SPOT MKT não trabalhamos com pacotes de serviços fechados. Nós entendemos a sua demanda através do contato inicial, onde traçamos objetivos e como chegar aos resultados definidos. Nosso foco é o seu resultado.
Fazemos o gerenciamento das postagens e interações do perfil da sua empresa. Bimestralmente apresentamos a performance dos KPI’s e os demais resultados alinhados com a estratégia de publicações, realizando as diretrizes de ajuste da estratégia.