Como atrair mais clientes para clínicas odontológicas com marketing digital

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Você gerencia uma clínica de odontologia e quer fazer o seu negócio crescer de forma digital e segura? Então veio ao lugar certo.

Foi pensando em você que reunimos dicas práticas e úteis de como clínicas odontológicas podem atrair mais clientes por meio do marketing digital!

Continue lendo e confira.

Marketing digital funciona para clínicas odontológicas?

A resposta é sim! Marketing digital é uma ótima opção de investimento para clínicas odontológicas que querem atrair mais clientes da melhor forma. Ações de propaganda online funcionam tanto em forma de atração quanto em forma de intenção.

Como já abordamos aqui no blog, ações de marketing digital podem ser realizadas por qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho ou verba disponível para investimento.

Por isso, vamos listar algumas dicas que ajudam a trazer mais clientes para clínicas de odontologia por meio do marketing digital!

Crie uma estratégia para sua rede social

Uma das melhores e mais acessíveis maneiras de começar a investir no marketing digital é por meio das redes sociais. No entanto, hoje praticamente todo mundo está nas redes sociais, o que torna este cenário bem competitivo.

Para se destacar entre as milhares de empresas produzindo conteúdo para redes sociais, é preciso estar atento a alguns fatores.

Prezar sempre pela qualidade do conteúdo produzido é essencial. A não ser que suas postagens agreguem valor ao consumidor ou se destaquem de alguma forma, elas provavelmente passarão despercebidas.

Além disso, estabelecer uma frequência de postagens também é importante. Nem de mais e nem de menos, mas sempre mantendo constância nos dias marcados para postagem.

Redes sociais também são oportunidades para interagir e fazer networking. Sem motivação, consumidores normalmente não se envolvem de forma espontânea com sua marca. Se você deseja que seus clientes potenciais engajem com sua marca, tente iniciar conversas.

E se você tem uma clínica odontológica e quer investir em conteúdos para as suas redes, aqui vão algumas dicas de temas que podem ser abordados por você:

  • Quais as dúvidas frequentes que seus pacientes tem sobre os procedimentos?
  • Antes e depois de pacientes da clínica
  • Quais procedimentos são oferecidos na clínica?
  • Qual é a idade recomendada para colocar aparelho?
  • Principais causas da sensibilidade nos dentes

💡 Leia mais: Instagram: Use o app a favor do seu negócio

Tenha o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma do próprio Google em que você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa. Assim, seus clientes te encontram na internet com maior facilidade.

É por meio do Google Meu Negócio que o Google Maps aponta empreendimentos próximos à localização dos usuários. Então, se você sempre se perguntou “como eu coloco minha loja no Google Maps“, essa é a resposta!

E para colocar o seu negócio no Google com essa plataforma, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”;
  2. Depois, faça seu login usando o mesmo e-mail e senha que você usa para outras contas do Google (Gmail, Google Drive, Youtube, etc);
  3. Então, clique em “Inclua a sua empresa no Google“;
  4. Logo depois, você vai começar a adicionar as informações básicas do seu negócio, como nome e telefone etc;
  5. Em seguida, confirme o seu endereço. Para validar essa informação, o Google vai te enviar um código pelos Correios, que demora entre uma ou duas semanas para chegar;
  6. Quando estiver com o código em mãos, é só voltar ao seu painel de controle, onde você vai encontrar o botão “Confirmar agora“;
  7. Complete o seu perfil.

E o melhor de tudo: o Google Meu Negócio é gratuito! Essa é uma das principais vantagens dessa ferramenta do Google.

Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.

Atenção à identidade visual

Outro fator muito importante para atrair mais clientes para a sua clínica por meio do marketing digital é seguir uma identidade visual.

Essa identidade visual, principalmente nas redes sociais, precisa estar de acordo com o público-alvo da sua clínica de odontologia.

A depender do nicho no qual a sua clínica trabalha, muitas vezes é interessante incentivar a aparição dos profissionais dentistas nos materiais de divulgação. Isso gera autoridade e reconhecimento para o seu negócio!

Tenha um script de atendimento

O script de atendimento é um guia detalhado para o atendente usar durante seus processos de negociação.

Como há diversos meios de contato com o cliente, como telefone, e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais, elaborar um script para cada forma de abordagem torna este processo mais simples.

Esse documento pode ser feito no formato que mais se adequar à equipe e precisa incluir os pontos primordiais para orientar os atendentes no modo de lidar com um potencial cliente.

Logo, o script precisa motivar o potencial cliente a querer saber mais sobre suas soluções de produtos ou serviços, como os procedimentos oferecidos pela clínica odontológica.

O treinamento do atendente é primordial, já que ele atua não apenas como atendente mas também como vendedor, e atender bem um cliente faz toda a diferença na taxa de fechamento do seu negócio.

💡 Leia mais: Quanto custa contratar uma agência de marketing?

Use o tráfego pago

Tráfego pago é a estratégia de investir uma determinada quantia em dinheiro para atrair mais acessos e gerar mais tráfego para o seu negócio.

Todo acesso que sua plataforma recebe é entendido como tráfego, seja qual for a origem.

Hoje, as plataformas usadas para tráfego pago são:

  • Meta Ads = antigo “facebook ads”, que é a plataforma responsável por aqueles famosos “Patrocinados” do Instagram e do Facebook.
  • Google Ads = é por onde você faz um anúncio para ficar no topo das pesquisas do Google quando as pessoas pesquisarem, por exemplo, “Clínica odontológica”. Também é possível até mesmo fazer anúncios no YouTube.

Esse tipo de estratégia é feita por gestores de tráfego, que são os profissionais responsáveis por criar campanhas pagas em redes sociais e mecanismos de buscas.

Importante: Busque sempre por agências de marketing digital para fazer esse tipo de trabalho. Existem diversos profissionais que muitas vezes não tem o conhecimento adequado para fazer esse tipo de trabalho, e podem acabar causando grandes prejuízos para a sua clínica.

Case de sucesso de cliente da SPOT

Com a experiência da SPOT Mídia Digital, o tráfego pago, tanto no Google quanto no Instagram, costuma funcionar muito bem para clínicas odontológicas.

O Google consegue trazer leads mais qualificados, o que normalmente é mais caro, e o Instagram proporciona leads mais baratos, porém normalmente menos qualificados.

Essa é uma das ações mais importantes que a sua clínica deve investir se está procurando conseguir mais clientes, e é de extrema importância que essa estratégia seja gerenciada por profissionais qualificados.

E para te mostrar a importância de profissionais qualificados, confira esse caso real da clínica Odonto BHZ, uma clínica cliente da SPOT

A primeira imagem é referente à situação em que os anúncios da clínica estava quando trabalhava com outra agência, e a segunda mostra os resultados depois que a Odonto BHZ se tornou cliente da SPOT.

Antes:

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Depois:

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Parece uma diferença baixa em valor já que o lead qualificado é barato. Porém, essa diferença representa 43% de redução de custo por lead.

Consegue imaginar a quantidade de clientes a mais que essa clínica conseguiu sem precisar aumentar o orçamento?

Se você tem interesse em aplicar essa estratégia na sua clínica, entre em contato com um especialista em marketing para clínicas odontológicas da SPOT.

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