Reduza em 50% o tempo de produção dos seus posts através do Manual de ID Visual

Cerca de metade do tempo de produção de uma arte é usada no processo criativo, ao buscar referências, definir quais elementos irão combinar com sua marca e ao mesmo tempo transmitir a ideia de um post, a escolha das cores, da diagramação, tipografia.

Alguns perdem ainda mais tempo ao pedir que o seu designer faça várias versões de um criativo. É como gerar um filho a cada vez que se faz um novo criativo.

DICA: O tempo médio para a produção de um criativo estático para redes sociais é de cerca de 20min. utilizando um Manual de Identidade Visual.
*Análise de produção considerando os diferentes segmentos de empresas e tipos de post estáticos (feed, carrosel, story).

Se o tempo gasto para a produção de seus criativos se desviar muito desta média, este artigo é de enorme valor para você.

Até pouco tempo atrás poucas marcas dispunham de um Manual de Identidade Visual, apenas empresas de médio ou grande porte tinham esse tipo de documento já que os acessos às ferramentas de marketing eram limitados e custosos.

Porém com o advento da tecnologia, especificadamente com o advento do Marketing Digital, este acesso não só se tornou fácil como está se tornando cada vez mais popular entre as pequenas empresas e autônomos digitais.

Então vamos ao que interessa, já que você entrou neste mundo e parte do seu tempo ou do tempo da sua equipe é desprendido com a criação de arte, como um manual de identidade visual vai dobrar minha produtividade?

A resposta é simples: Você ou seu designer não terão mais que realizar um processo criativo completo, escolhendo elementos, cores ou criando diagramações do zero. Além disso os manuais servem para fazer o alinhamento das informações (caso você tenha mais de um designer) ou para que novos membros da sua equipe entendam rapidamente a vibe da sua Identidade Visual.

Se você quer que sua empresa tenha personalidade e deixe a impressão desejada no seu público, é muito importante que sua comunicação tenha uma coerência visual de forma que as pessoas ao verem qualquer tipo de comunicação consigam ligar a marca sem que necessariamente sua logo esteja presente.

Muitas empresas utilizam de cores, elementos gráficos e Patterns para gerar essa associação, e o manual de identidade visual serve para direcionar o designer na criação de qualquer arte gráfica da empresa, economizando tempo e garantindo a harmonia visual do conjunto de peças gráficas.

Agora que você entende o valor deste manual é importante saber o que ele deve conter e quais os tipos de manuais existem para uma marca se comunicar adequadamente com seu público, sim existe outro tipo de manual que se complementa a Identidade Visual que é o Manual de Marca (também chamado Brandbook).

E qual a diferença do Manual de ID Visual para o Manual da Marca (Brandbook)?

Diferente do que muitas pessoas pensam o Manual de identidade visual é diferente de Brandbook.

O Brandbook expõe aspectos intangíveis da marca, como tom de voz, conceitos, propósito e outros.

Já manual de identidade visual é um documento que apresenta características técnicas de todos os elementos visuais de uma marca e suas aplicações, como cores, tipografia e muito mais.

Podemos enxergar os manuais como níveis de aprofundamento, que vai da personalidade da marca até se concretizar nos elementos gráficos dos criativos.

  • Manual da marca (brandbook): Utilizado pelas pessoas responsáveis por gerir as marcas, como social mídias, equipes de marketing e outros, também é utilizado para orientar a criação da ID Visual. Descreve de forma textual todas informações do posicionamento da marca, inclusive os padrões técnicos gráficos e verbais. Em resumo pode ser vista como uma biografia da marca.
  • Manual de identidade visual: Utilizado pelos designers, define os padrões técnicos para aplicação gráfica e verbal da marca. O que pode e o que não pode ser feito, os elementos, grids, pattern, paleta de cores entre outras características que serão mostradas abaixo.

Abaixo vamos entregar a você tudo o que você precisa para o desenvolvimento de seus manuais, quais os elementos mais frequentemente utilizados nos manuais das grandes empresas e o que uma marca que nasceu para o Marketing Digital deve ter em seu manual para que economize em pelo menos 50% do tempo das suas artes visuais, seja na criação de posts orgânicos, posts promocionais, Ebooks, Landing Pages e outras peças gráficas necessárias para lançamentos e vendas de produtos online.

Veja abaixo o seguinte estudo a respeito dos elementos presentes nos manuais Manuais de Identidade Visual e Brandbooks, onde foram investigados os elementos presentes e diferenciadores nos documentos de 20 marcas.

FONTE: CERRATO, Caroline Pereira e ROSUMEK, Gisele Baumgarten 2019.
O artigo completo encontra-se neste link: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0028-1.pdf

Vale destacar que os exemplos citados pelo artigo são de grandes corporações, sendo assim possuem um nível alto de detalhamento para garantir a clareza da sua comunicação com sua equipe.

Para autônomos digitais, pequenas e médias empresas é interessante extrair deste estudo apenas o essencial que será utilizado no seu dia a dia.

E ai vai um bônus deste artigo para você aplicar na sua empresa:

Colocamos listado a baixo quais páginas você irá precisar no seu Manual de ID Visual e Brandbook para atender as necessidades do seu dia a dia.

Manual de Identidade Visual

1. Sumário
2. Logomarca
Versão prioritária
Versão alternativa (horizontal ou vertical)
Versão de assinatura
Versão monocromática
Área de respiro
Redução máxima
Aplicações (fundo claro, escuro, colorido e degradê)
Usos proibidos
3. Cores
Cores da logomarca
Paleta de cores
CMYK (cores para impressão em gráfica rápida)
Pantone (cores para impressão em grandes gráficas)
RGB e seu código Hexadecimal (cores para o digital)
4. Tipografia
Tipografia da Logomarca
Tipografia Principal
Tipografia Secundária
Alinhamento de texto
5. Elementos gráficos
Elementos principais
Elementos secundários
6. Patterns
Pattern e/ou texturas
7. Icones
Icones
8. Estilos fotográficos
Estilos fotográficos
8. Templates de criativos
Templates de Post (para cada tópico do calendário de postagens)
Templates de Story
Templates para Nuggets
Templates IGTV
9. Grid Instagram
Padrões de grid (se for necessário)
10. Exemplos de aplicações
Exemplos de posts
Exemplos de Storys
Exemplo de aplicação em material
Exemplo de anúncio em tela

Brandbook

Introdução
História
Propósito/missão
Público-alvo
Cultura Organizacional
Valores
Conceito
Diretrizes para linguagem visual
Diretrizes para uso de imagens
Posicionamento da marca
Brandvoice

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