Instagram: Quais os melhores formatos de conteúdo?

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade e uma das mais rentáveis também. Ela foi criada com o propósito de ser uma rede social de compartilhamento de fotos, mas com o tempo se expandiu em diversos outros formatos de publicações e hoje é um rede social focada em vídeos.

Os recursos atuais do Instagram são vários e permitem uma infinidade de conteúdos para mais de 1 bilhão de usuários. E esses recursos são divididos entre Imagens, Vídeos, Carrossel, IGTV, Reels, Lives e Stories. Mas afinal, qual o melhor conteúdo para se usar no Instagram?

É fato que não existe uma resposta concreta para isso, cada conta possuí um tipo diferente de público, que prefere x conteúdo (ou x + y + z conteúdos) e isso só irá aprece com o tempo e com bastante estudo de perfil e das postagens. Por isso, é sempre importante estar atento as métricas que o Instagram disponibiliza e utiliza para alimentar seu algoritmo, são elas que dirão o que o seu público prefere.

Outro fator importante para se estar de olho: as necessidades do usuário. Uma pessoa ao navegar no Instagram não está buscando um produto, uma roupa, um sapato ou uma marca milagrosa. Ela quer satisfazer suas vontades ou um desejo específico. Todo produto possuí além do seu valor, um valor de estima importantíssimo e que é chave para explorar as infinitas possibilidades de conteúdo no Instagram.

Esse valor de estima é atingido ao falar de dúvidas, dores e questões que a pessoa tenha ao redor do produto vendido, ou seja, assuntos que permeiam esse produto. Por exemplo, se temos um shampoo sendo vendido, é importante não ficar falando do quão maravilhoso é o seu produto, mas mostrar o quanto você sabe sobre cabelo, pele, beleza, levantar questões sobre como é o shampoo ideal, componentes que fazem mal e que fazem bem etc. Mostre que você é autoridade e as pessoas vão confiar que seu shampoo é autoridade também.

E é por isso e por muitas outras coisas que, não seja possível definir de cara o melhor formato para o Instagram. Mas neste artigo serão explicados os prós e contras de cada formato, além de bons usos para cada um deles.

Imagens

As imagens são o recurso mais rápido e mais utilizado no Instagram, com elas é possível criar conteúdos rápidos, como fotos, memes, imagens comerciais, dicas curtas etc. Todo tipo de conteúdo que caiba dentro de uma imagem se enquadra aqui.

É importante ressaltar que atualmente o Instagram permite fotos quadradas, horizontais e verticais.

  • Quadradas: 1080 x 1080px (proporção 1:1)
  • Horizontais: 1080 x 608px (proporção 1,91:1)
  • Verticais: 1080 x 1350 (proporção 4:5) – Esse é um ótimo formato para se usar, já que no rodapé e no cabeçalho é possível colocar informações de marca, símbolos etc. que não irão aparecer na grid do perfil da pessoa, apenas na rolagem do feed.

Além disso, esse formato possuí um ótimo alcance de hashtags, o que facilita muito que os conteúdos publicados se tornem virais e se espalhem pelo Instagram. Porém, esse é o tipo de conteúdo mais utilizado em todo o Instagram, o que pode fazer com que ele seja extremamente comum e seja consumido muito rápido. Outro fator importante, é que esses conteúdos, geralmente possuem um baixo engajamento e isso se dá muitas vezes, por não ser um formato que interaja com o público (gerando comentários), que traga valor (salvamento) e nem que valha a pena ser compartilhado.

Prós de usar imagem:

  • É ótimo para conteúdos virais
  • Possuí alto alcance de hashtags
  • Rápido de ser criado
  • Ótimo para fotos de marca
  • É uma forma de dar pessoalidade ao conteúdo

Contras de usar imagem:

  • Pouco espaço para informações
  • Menor engajamento
  • É consumido rapidamente
  • Muito utilizado

Carrossel

Desde 2017 o Instagram permite que os usuários publiquem mais de uma imagem por post, dando surgimentos aos populares carrosséis. Ele permite que o usuário publique até 10 fotos/imagens/vídeos sequenciais em seu perfil. E esse é um dos formatos de conteúdo mais populares da atualidade, sendo extremamente informativo, rico e atraente.

Segundo uma pesquisa da SocialInsider, que examinou mais de 22 milhões de postagens na rede social, em torno de 20% dos posts do Instagram em 2020 eram em formato de carrossel. E não para por aí! Esses posts são extremamente interessantes aos olhos do usuário, a taxa média de engajamento dos carrosséis é de 1,92%, em comparação com 1,74% das imagens e 1,45% dos vídeos.

Além disso, essa taxa de engajamento cresce ainda mais quando o carrossel tem 10 imagens, passando para 2%. E isso tudo acontece pela forma como o algoritmo distribui esse conteúdo. Ao fazer um carrossel mesmo que um seguidor passe e não veja a primeira vez, o Instagram mostrará a mesma postagem uma segunda vez, normalmente com a segunda foto ou vídeo, o que aumenta a chance de engajamento.

Para entender a importância do carrossel é primordial entender como o usuário se comporta no Instagram. Nos dias atuais, as pessoas são muito ansiosas e aceleradas, ninguém mais tem paciência para posts longos e textões, ao mesmo tempo em que almejam aprender e consumir conteúdos de qualidade. E é aí que o carrossel entra, ele é perfeito para suprir a necessidade do usuário em consumir conteúdo de valor.

Quando se falou lá atrás em se tornar autoridade do assunto, o carrossel é o mais indicado para isso. Ele entrega valor, faz com que a pessoa gaste mais tempo consumindo o conteúdo e se interesse por quem o produz, um carrossel bem-feito e bem rico, atrai o usuário para querer mais. Mas atenção! Não pode ser publicada qualquer coisa, ela precisa atingir a dor da pessoa, despertar sua atenção ou gerar curiosidade.

E tão importante quanto o conteúdo do carrossel é o design dele. A diagramação precisa ser boa, o olhar da pessoa precisa encontrar a narrativa certa, que o leve a última foto e o faça querer salvar aquele conteúdo. Além disso, precisa estar alinhado com a Identidade Visual e trazer os elementos da marca para gerar lembrança e não só isso, já que pode trazer conforto na leitura também.

Prós de usar carrossel:

  • Tem grandes chances de serem salvos (e amados pelo algoritmo)
  • Entrega muito mais valor
  • Ajuda a aumentar seguidores (principalmente orgânicos)
  • Ótimo engajamento
  • Demoram para serem consumidos

Contras de usar carrossel:

  • Demora para criar o conteúdo
  • Baixo alcance de hashtags
  • Carecem de um bom designer
  • Não dá pra impulsionar

IGTV

O IGTV é um aplicativo integrado ao Instagram que permite o compartilhamento de vídeos verticais e horizontais de até uma hora de duração. Lançada em junho de 2018 a plataforma pode ser acessada pela mesma conta do Instagram e se diferencia pelos vídeos de alta qualidade.

Apesar de ser um aplicativo à parte, qualquer usuário do Instagram pode acessar os vídeos do IGTV baixando o app ou embaixo da barra de pesquisa no “descobrir”.

No IGTV, os vídeos podem ter entre 1 e 15 minutos de duração para contas comuns. Já quem possui uma conta verificada pode fazer upload de vídeos de até 60 minutos. Para fazer upload de dispositivos móveis, o arquivo deve ter até 650MB. Já no desktop é possível enviar vídeos maiores, de até 3,6GB.

Agora falando sobre a distribuição desse conteúdo no Instagram. O IGTV veio para bater de frente com o YouTube, mas nem de longe cumpre a função, já que para os usuários, os vídeos podem acabar sendo longos demais. Além disso, a distribuição do conteúdo pelo algoritmo, geralmente, não é muito boa, o que gera baixo alcance e baixo engajamento e tem um bônus por ele não ser dos conteúdos mais procurados.

Contudo, ele tem muito potencial se o objetivo forem vídeos curtos com mais de 60s e que gerem identificação com o público, por exemplo, um vídeo de receita. Mas se falamos de criar um conteúdo que de dicas, instruções e informação rápidas, optar pelo carrossel ou pelo Reels, pode ser uma solução bem mais viável.

É importante dizer que ele é uma boa alternativa no lugar de publicar apenas um vídeo no Instagram, já que o conteúdo será mais rico. Porém, é bom avaliar se o trabalho irá compensar, já que o alcance pode não cumprir seu papel.

Prós de usar IGTV:

  • Possibilita vídeos de longa duração
  • É ótimo para publicar lives
  • Pode vir a ser monetizado (ainda não é possível)
  • Conteúdos de valor

Contras de usar IGTV:

  • Baixo engajamento
  • Pouca busca
  • Não é bem distribuído pelo algoritmo
  • Quando muito longo abaixa ainda mais o alcance
  • Muito tempo para editar
  • Não é o YouTube

Reels

O Reels é um formato relativamente novo no Instagram e assim como o IGTV, veio para bater de frente com uma plataforma maior, o TikTok. Porém, dessa vez foi obtido sucesso na concorrência, o Reels de fato se tornou um dos principais e mais utilizados recursos do Instagram, sendo ainda mais utilizado que o Story.

E por isso, atualmente, ele é o formato que mais gera alcance no Instagram. O conteúdo é muito bem apreciado e distribuído pelo algoritmo. Além de ser de fácil consumo pelo usuário, já que são apenas 30s de vídeo no máximo. E ele tem o bônus de ter uma aba própria, que por acaso, é o botão central no layout do Instagram (coincidência?) e isso é pelo fato de esse ser um recurso que o veio para ficar na plataforma e que mostrou muito resultado. E isso faz com que a busca pelo Reels vá ser muito maior do que para qualquer outro formato de conteúdo.

Mas atenção! Não é por ser um formato popular que ele deve ser usado indiscriminadamente e sem estratégia nenhuma. Nem todo vídeo funciona para Reels, é importante estará atento a isso. Vídeos curtos, são vídeos de informação rápidas e consumo rápido, então aposte em dicas, danças, músicas, memes, brincadeiras e muitos outros.

Outro ponto importante, existem músicas que não são aceitas na plataforma e músicas que podem cortar o alcance desse Reels, então é bom prestar atenção nisso.

Prós de usar Reels:

  • Grande potencial de busca e distribuição
  • Prioridade do Instagram
  • Rápido de fazer
  • Popular, novo e divertido

Contras de usar Reels:

  • É preciso entender o que funciona no formato
  • Problema com copyright as músicas

Lives

A live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo.

Com a quarentena e a pandemia o recurso de lives entrou em evidência (não só no Instagram), mas o recurso já existia desde 2016. E esse pode ser um formato muito viável, mas é bom tomar cuidado, já que após 1 ano de quarentena as pessoas estão cada vez mais cansadas do formato, por não ser mais uma novidade ser algo mais demorado.

Além disso, é bom ressaltar que o Instagram só permite que sejam feitas lives de até 60 minutos. Então, o conteúdo precisa ser muito bem programado e planejado para atingir o público e alcançar o objetivo que foi pensado previamente.

Porém, mesmo com isso tudo, as lives são muito importante ao ativar certos gatilhos mentais da urgência e da exclusividade, que são acionados pelo que se convencionou como FOMO – Fear Of Missing Out, ou seja, o medo de perder o que está acontecendo.

A necessidade das pessoas em estarem antenadas às novidades faz com que elas priorizem as transmissões ao vivo, e se sintam até especiais por estarem acompanhando um conteúdo exclusivo em tempo real. E isso gera outra coisa importantíssima, o engajamento, as pessoas por estarem em contato ao vivo vão querer interagir de alguma forma com quem está ali, seja conversando ou perguntando, além das reações que são possíveis na live.

Outra coisa importante, as lives são excelentes oportunidades de entregar ao seu público aquilo que não teria o mesmo efeito no seu feed ou nos stories. Como por exemplo:

  • Mostrar os bastidores: humaniza e aproxima a marca do público, mostrando um lado diferente e descontraído da empresa.
  • Lançamento de novos produtos: a audiência tem a sensação de exclusividade ao saber das novidades em primeira mão, onde não vão encontrar em nenhum outro lugar.
  • Enquetes: Seguidores podem dar feedbacks sobre produtos, serviços e participar mais ativamente das decisões das empresas. Isso mostra que elas realmente se importam com a opinião de seus clientes.

Contudo, é importante estar atento e entender que as lives demoram para gerar audiência, por mais que o Instagram notifique os seguidores, nem todos tem interesse pelo que será falado ali. E é por isso, que deve existir uma divulgação dessa live e uma preparação dos seguidores, gerando interesse pelo que será falado ali.

Prós de fazer Lives:

  • É bem popular
  • Bom de se fazer com 2 pessoas
  • Cris comunidade e gera confiança
  • Pode ser monetizada (lives badges)

Contras de fazer Lives:

  • Baixa audiência no começo
  • Precisa de bom direcionamento de conteúdo e tempo
  • Boa conexão de internet

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