Primeiro, vamos para as 10 possíveis objeções onde podemos contorná-las:
- “Vou pensar e qualquer coisa entro em contato”
- “Achei o custo do produto/serviço caro”
- “Não preciso desse serviço/produto”
- “Não estou com tempo para falar”
- “Eu já tenho esse produto”
- “Não conheço sobre sua empresa”
- “Achei interessante, mas vou deixar para depois”
- “Será que irei conseguir os mesmos resultados”
- “A diretoria não aprovou a ideia”
- “Irei olhar com fulano e te aviso”
Não podemos tratar todas as objeções da mesma forma, temos que analisar cada situação para trazermos a resposta ideal para o lead. Acompanhe para saber o que fazer:
Como transformarei objeções em vendas?
- Liste as principais objeções que você poderá ouvir dos seus clientes (como listei acima);
- Esteja preparado. Deixe uma resposta pronta para cada objeção (mas nada robotizado. Procure encaixá-las com cada lead que você adquirir, cada um são casos diferentes);
- Planeje sua venda. Antes mesmo de oferecer seu produto/serviço, procure saber um pouco sobre seu cliente e sua empresa para saber exatamente o que precisa;
- Escute seu lead mais do que fala. Não deixem nenhuma informação passar, procure ouvir atentamente para depois formular o que irá dizer. Exemplo de situação: se o cliente fala que não tem verba agora, não é ideal lançar logo de cara um monte de proposta para ele, isso demonstra que você só quer vender e não está nem ligando para o restante e ele poderá perder a paciência falando que não quer saber de nenhuma proposta por realmente está sem verba. Então, novamente, procure ouvir detalhado a situação para não encher propostas que não irá servi-lo;
- Não deixe nenhuma objeção sem resposta. Ouvir não quer dizer ficar sem responder alguma objeção, isso pode demonstrar que você não saiba o que está fazendo direito;
- Usar gatilhos como o da autoridade, escassez e reciprocidade ajuda muito. Mostrar com autoridade que você sabe o que está falando, que o cliente pode está perdendo uma oportunidade única e tratá-lo de forma que entende a situação dele e que você não quer só vender e sim ajudá-lo, trará um diferencial enorme.
Vamos de exemplo?
Cliente: “Achei interessante, mas vou deixar para depois”
Você: “Ok fulano até entendo, mas saiba que esse produto sai muito rápido e pode não ter reposição.”
ou “Certo fulano, porém o valor desse serviço que estou te passando é somente até o final do dia. Infelizmente não posso te garantir que terá esse desconto futuramente.”
Nesse caso, você usa um gatilho da escassez, onde o produto/serviço está sendo uma grande oportunidade e que futuramente ele não consiga da mesma forma.
O cliente entenderá que ele está perdendo a chance se ele não adquirir logo.
Gostou da dica? Acompanhe o blog para mais exemplos de quebras de objeções ❤