O Facebook é a quarta rede social mais usada no Brasil, atualmente. Até 2021, ela se mantinha em primeiro lugar, perdendo o top 3 para o Instagram, YouTube e Whatsapp.
Curiosamente, o Facebook segue sendo a rede mais utilizada mundialmente, com mais de 2,91 bilhões de contas ativas – sendo 116 milhões delas brasileiras. Esses dados foram divulgados em um relatório de abril deste ano, produzido pelas organizações We Are Social e Hootsuite.
O Facebook é uma plataforma versátil e abrangente, que reúne inúmeras funcionalidades em um só lugar. Suas utilidades vão desde conhecer pessoas até gerir negócios, além de poder relacionar-se com amigos e família, se informar, e por aí vai.
A maior parte das empresas que investem em Inbound Marketing estão presentes no Facebook Business Manager. Uma das vantagens da versão empresarial da rede social é que ela possui um Estúdio de Criação próprio, que pode ser bastante útil para facilitar o seu trabalho, como fazer o agendamento de posts.
Vamos entender melhor o que é o Facebook Business Manager e quais são as suas funcionalidades, para que você, como empreendedor, possa refletir se vale a pena levar o seu negócio para o Facebook ou não.
💡Leia também: Instagram: Use o app a favor do seu negócio
Facebook Business Manager: o que é e como funciona
O Facebook Business Manager (Gerenciador de Negócios, em português) é uma ferramenta do nosso velho conhecido Facebook, que ajuda a organizar e gerenciar a sua empresa.
Nele, os anunciantes podem integrar o trabalho de marketing em todos os seus negócios, com funcionários da empresa e também com parceiros externos, como agências.
Essa é uma plataforma gratuita, e você pode usá-la para gerenciar suas páginas e contas de anúncios em um só lugar; veicular e rastrear anúncios; e adicionar um parceiro de marketing ou agência para ajudar a gerenciar sua empresa ou campanha de anúncios.
Sem misturar vida profissional e pessoal
O Gerenciador de Negócios do Facebook é um espaço para gerenciar sua empresa dentro da rede social, mas separado do seu perfil pessoal. Dessa forma, você pode manter sua vida profissional e pessoal separadas e organizadas.
O Business Manager é ideal para pequenas e grandes empresas, ajudando a concentrar as informações, publicações e anúncios em um só lugar. Com ele, você pode controlar e garantir que as pessoas certas tenham o acesso adequado.
As pessoas que tiverem acesso às suas Páginas antes de você as transferir para o Gerenciador de Negócios manterão seus acessos. Além disso, nenhum dos anúncios será interrompido durante o processo.
Como saber se preciso do Facebook Business Manager
Alguns pontos, destacados no blog da própria Meta, nos ajudam a entender se vale a pena ou não criar um Gerenciador de Negócios do Facebook para a sua empresa. É legal pensar em aderir essa ferramenta se:
- Seu negócio tem uma equipe de marketing com várias pessoas, que trabalham com ativações ou gerenciando a presença da sua marca no Facebook ou Instagram;
- Você gerencia diversas Páginas do Facebook e/ou contas do Instagram e/ou conta de anúncios;
- Você trabalha com fornecedores para ajudar a criar, veicular ou gerenciar suas Páginas ou anúncios, mas quer que sua empresa seja a proprietária de todos os seus ativos;
- Você precisa controlar o acesso e as permissões e quer ter jurisdição completa sobre seus ativos, sem dar acesso total às pessoas que ajudam nas operações da empresa;
- Você quer proteger seu negócio, contando com todas as ferramentas de proteção do Gerenciador de Negócios para ajudar você a manter controle sobre seus ativos.
💡Veja mais: YouTube: Como aproveitar a rede social na sua empresa
Como criar sua conta no Facebook Business Manager
Para criar um Gerenciador de Negócios, você precisa de um perfil pessoal no Facebook. Isso porque, para acessá-lo, você usa seu nome de usuário e senha do Facebook. Essa forma de entrar é mais segura do que somente um endereço de email e senha.
Importante: é possível criar apenas duas contas do Gerenciador de Negócios por perfil do Facebook. Se você precisar de mais, é necessário que outra pessoa da empresa crie contas no Gerenciador de Negócios e te adicione – veja como aceitar convites para acessar um Gerenciador de Negócios mais abaixo.
Passo a passo para criar uma conta:
- Acesse business.facebook.com;
- Clique em Criar conta;
- Insira o nome da sua empresa, seu nome e endereço de email profissional. Depois, clique em Avançar;
- Insira os detalhes da empresa e clique em Enviar.
E se você foi convidado a acessar uma conta no Gerenciador de Negócios, basta seguir este passo a passo:
- Acesse as Configurações do negócio;
- Clique em Solicitações;
- Clique em Recebidas;
- Aceite ou recuse as solicitações;
- Insira sua senha e clique em Salvar alterações.
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