O Facebook é a quarta rede social mais usada no Brasil, atualmente. Até 2021, ela se mantinha em primeiro lugar, perdendo o top 3 para o Instagram, YouTube e Whatsapp.
Curiosamente, o Facebook segue sendo a rede mais utilizada mundialmente, com mais de 2,91 bilhões de contas ativas – sendo 116 milhões delas brasileiras. Esses dados foram divulgados em um relatório de abril deste ano, produzido pelas organizações We Are Social e Hootsuite.
O Facebook é uma plataforma versátil e abrangente, que reúne inúmeras funcionalidades em um só lugar. Suas utilidades vão desde conhecer pessoas até gerir negócios, além de poder relacionar-se com amigos e família, se informar, e por aí vai.
A maior parte das empresas que investem em Inbound Marketing estão presentes no Facebook Business Manager. Uma das vantagens da versão empresarial da rede social é que ela possui um Estúdio de Criação próprio, que pode ser bastante útil para facilitar o seu trabalho, como fazer o agendamento de posts.
Vamos entender melhor o que é o Facebook Business Manager e quais são as suas funcionalidades, para que você, como empreendedor, possa refletir se vale a pena levar o seu negócio para o Facebook ou não.
💡Leia também: Instagram: Use o app a favor do seu negócio
![facebook na sua empresa](https://blog.spotmidiadigital.com.br/wp-content/uploads/2022/09/timothy-hales-bennett-OwvRB-M3GwE-unsplash-edited-scaled.jpg)
Facebook Business Manager: o que é e como funciona
O Facebook Business Manager (Gerenciador de Negócios, em português) é uma ferramenta do nosso velho conhecido Facebook, que ajuda a organizar e gerenciar a sua empresa.
Nele, os anunciantes podem integrar o trabalho de marketing em todos os seus negócios, com funcionários da empresa e também com parceiros externos, como agências.
Essa é uma plataforma gratuita, e você pode usá-la para gerenciar suas páginas e contas de anúncios em um só lugar; veicular e rastrear anúncios; e adicionar um parceiro de marketing ou agência para ajudar a gerenciar sua empresa ou campanha de anúncios.
Sem misturar vida profissional e pessoal
O Gerenciador de Negócios do Facebook é um espaço para gerenciar sua empresa dentro da rede social, mas separado do seu perfil pessoal. Dessa forma, você pode manter sua vida profissional e pessoal separadas e organizadas.
O Business Manager é ideal para pequenas e grandes empresas, ajudando a concentrar as informações, publicações e anúncios em um só lugar. Com ele, você pode controlar e garantir que as pessoas certas tenham o acesso adequado.
As pessoas que tiverem acesso às suas Páginas antes de você as transferir para o Gerenciador de Negócios manterão seus acessos. Além disso, nenhum dos anúncios será interrompido durante o processo.
Como saber se preciso do Facebook Business Manager
Alguns pontos, destacados no blog da própria Meta, nos ajudam a entender se vale a pena ou não criar um Gerenciador de Negócios do Facebook para a sua empresa. É legal pensar em aderir essa ferramenta se:
- Seu negócio tem uma equipe de marketing com várias pessoas, que trabalham com ativações ou gerenciando a presença da sua marca no Facebook ou Instagram;
- Você gerencia diversas Páginas do Facebook e/ou contas do Instagram e/ou conta de anúncios;
- Você trabalha com fornecedores para ajudar a criar, veicular ou gerenciar suas Páginas ou anúncios, mas quer que sua empresa seja a proprietária de todos os seus ativos;
- Você precisa controlar o acesso e as permissões e quer ter jurisdição completa sobre seus ativos, sem dar acesso total às pessoas que ajudam nas operações da empresa;
- Você quer proteger seu negócio, contando com todas as ferramentas de proteção do Gerenciador de Negócios para ajudar você a manter controle sobre seus ativos.
💡Veja mais: YouTube: Como aproveitar a rede social na sua empresa
![facebook business manager](https://blog.spotmidiadigital.com.br/wp-content/uploads/2022/09/austin-distel-tLZhFRLj6nY-unsplash-edited-scaled.jpg)
Como criar sua conta no Facebook Business Manager
Para criar um Gerenciador de Negócios, você precisa de um perfil pessoal no Facebook. Isso porque, para acessá-lo, você usa seu nome de usuário e senha do Facebook. Essa forma de entrar é mais segura do que somente um endereço de email e senha.
Importante: é possível criar apenas duas contas do Gerenciador de Negócios por perfil do Facebook. Se você precisar de mais, é necessário que outra pessoa da empresa crie contas no Gerenciador de Negócios e te adicione – veja como aceitar convites para acessar um Gerenciador de Negócios mais abaixo.
Passo a passo para criar uma conta:
- Acesse business.facebook.com;
- Clique em Criar conta;
- Insira o nome da sua empresa, seu nome e endereço de email profissional. Depois, clique em Avançar;
- Insira os detalhes da empresa e clique em Enviar.
E se você foi convidado a acessar uma conta no Gerenciador de Negócios, basta seguir este passo a passo:
- Acesse as Configurações do negócio;
- Clique em Solicitações;
- Clique em Recebidas;
- Aceite ou recuse as solicitações;
- Insira sua senha e clique em Salvar alterações.
Cresça com a Spot Mídia Digital
Curtiu o conteúdo? Acredita que vale a pena levar a sua empresa para o Facebook Business? A gente te ajuda nessa jornada!
A Spot é uma agência de performance, que foca nos seus resultados e trabalha de forma intensa para cumprir seus objetivos e atingir suas metas. Entre em contato!