E-mail Marketing: Por que você precisa dessa estratégia

e-mail marketing

Sim, a sua empresa provavelmente deveria estar usando estratégias de e-mail marketing, e nós te explicamos o porquê!

Marketing por e-mail é uma das melhores formas de engajar e prospectar clientes, e que mais cresceu nos últimos tempos.

Segundo dados do Not Another State of Marketing, de 2020, 78% dos profissionais de marketing notaram um aumento no engajamento por e-mail nos últimos 12 meses.

Por isso, escrevemos este artigo que explica as principais vantagens do e-mail marketing, contando um case original da Spot que mostra como essa estratégia pode ser eficiente, além de dar dicas de quais ferramentas usar.

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logo da plataforma gmail

Vantagens do e-mail marketing para a sua empresa

A pesquisa E-mail Marketing Trends mostra que 77,2% das empresas utilizam e-mail diariamente, e 96,2% acreditam na eficácia de estratégias de e-mail marketing.

Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta as várias vantagens do marketing via e-mail. Confira as principais:

Custo e benefício de tempo e orçamento

Enviar e-mails é tão rápido como dar um telefonema, ou quem sabe até mais rápido. Utilizar e-mail marketing na sua empresa significa economizar tempo de dinheiro.

O conteúdo do e-mail precisa ser objetivo, já que não queremos que nossos leads fiquem horas lendo todas as newsletter que assinam. A mensagem precisa ser certeira, direto ao ponto. Assim, conteúdos de e-mail marketing, no geral, são rápidos de ser produzidos (e consumidos).

Além disso, existem plataformas gratuitas que te ajudam na prospecção e armazenamento de leads e automatizam todo o processo, tornando o e-mail marketing uma estratégia de rápida execução.

Ajuda a desenvolver identidade de marca

E-mail marketing é uma ferramenta totalmente personalizável. Aproveite a identidade visual da sua marca e capriche não só no conteúdo, mas também na aparência!

O que também ajuda a desenvolver a identidade do seu negócio é a possibilidade de contato direto e segmentado com o cliente. Manter esse relacionamento entre público e empresa é poderoso, o que também aumenta a confiança para que consumam o seu produto.

Aumento de vendas

Uma coisa é certa: e-mail marketing bem feito e executado mostra resultados nítidos! O e-mail marketing é tido por muitos como a forma mais confiável e lucrativa de gerar vendas.

O seu baixo custo combinado a mensagens personalizadas torna essa estratégia a queridinha dos marketeiros de plantão.

Outro benefício ligado a este é que o e-mail marketing oferece uma grande oportunidade para a compra por impulso.

Um comportamento comum entre clientes, por exemplo, é que eles geralmente agem por impulso quando recebem um e-mail informando sobre um produto relevante relacionado à sua compra anterior. Trabalhe com promoções relevantes e esse comportamento será visto com frequência!

Para deixar ainda mais claro o poder de venda do e-mail marketing, trouxemos um case real de um cliente da Spot que fez uma excelente campanha e colheu resultados expressivos. Confira!

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e-mail marketing

Case: Campanha “Dia dos Pais” de cliente da Spot Mídia Digital

Com bastante antecedêcia, planejamos uma campanha de e-mail marketing para o Dia dos Pais deste ano, a pedido do nosso cliente do segmento de vestuário e uniformização.

A campanha contou com três e-mails personalizados, que foram enviados em diferentes datas, cada um com uma mensagem, até que chegasse de fato o Dia dos Pais. Confira o esquema de envio desses e-mails:

  1. Tiro de alerta = com certa antecedência, usamos o primeiro e-mail para informar os clientes sobre a promoção que acontecerá do dia X ao dia Y.
  2. Lembrete = no segundo e-mail fizemos um tipo de reforço da mensagem anterior, como um toque de amigo para a pessoa não deixar a compra para última hora.
  3. Ainda dá tempo = por último, perto da promoção acabar, avisamos aos clientes que ainda dá tempo de aproveitar as condições especiais até o dia Y. Quem nunca deixou para comprar um presente de última hora?

A estratégia consistia basicamente em deixar os leads cientes da promoção, e realmente fixar a mensagem.

Como resultado: 27% de abertura de e-mail, 46% de clicks. Foram fechadas 25 vendas que vieram pelo e-mail marketing, com faturamento total de quase 10 mil reais.

Percebe que é uma estratégia simples e que dá resultados expressivos? Usar e-mail marketing não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças!

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plataforma de e-mail marketing mailchimp

Melhores plataformas para e-mail marketing

Aqui você confere dicas de três plataformas de e-mail marketing, cada uma com suas vantagens, para você saber por onde é ideal começar com a sua empresa.

  • Mailchimp = ferramenta intuitiva, de excelente usabilidade, com taxa de entrega muito boa e muitas funcionalidades grátis. Ideal pra quem tá começando!
  • LeadLovers = além de gerenciar e-mail marketing, agrega várias ferramentas de automação de marketing, como funil de relacionamento, SMS, landing page e muito mais. Ideal para pequenas e médias empresas!
  • RD Station = apesar de ser paga, possui vários planos e é uma das plataformas mais completas. Além do e-mail marketing, ela faz gerenciamento de mídias sociais, auxilia nas técnicas de SEO e gera relatórios completos que medem seu retorno financeiro. Empresas de e-commerce e B2B se beneficiam bastante dessa ferramenta!

Gostou desse conteúdo? Encaminhe para alguém que precisa desses benefícios do e-mail marketing! Aproveita e conta pra gente o que achou aqui nos comentários.

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