Marketing digital para empresas: Como vender mais usando a internet

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Uma coisa é certa: ou sua empresa está no digital, ou está perdendo faturamento. Assim, o marketing digital é a solução perfeita para a sua empresa vender mais usando a internet, com estratégias acessíveis e certeiras!

Neste artigo, você aprende o que é marketing digital, como usá-lo em empresas, quais as principais estratégias de divulgação e como elas funcionam.

Entenda se estratégias de marketing digital servem para qualquer empresa e como usá-las para captar mais clientes. Vem com a gente!

O que é marketing digital e como usar em empresas?

Começando pelo começo, de forma bem introdutória, marketing digital é um conjunto de ações estratégicas que são executadas em diversos meios digitais, com o objetivo de promover uma empresa ou um produto.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, o marketing digital é uma atualização do marketing tradicional que compreende a realidade do consumidor conectado. Ele é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.

Certamente, o marketing digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Esse conjunto de estratégias tem se tornado cada vez mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos (como disse Kotler), seja para realizar as compras em si.

Existe um grande número de possibilidades de aplicações do marketing digital, mas tem aquelas estratégias e técnicas que são usadas pela grande maioria e são conhecidas por trazerem resultados positivos. São elas:

  • Redes sociais
  • Tráfego pago
  • SEO
  • Blog
  • E-mail Marketing
  • Marketing de influência

Estratégias de divulgação e como funcionam

Vamos entrar um pouco mais a fundo em cada uma delas, para que você tenha uma noção melhor sobre o que são e como funcionam essas estratégias.

Redes Sociais

Desde os anos 2000, as redes sociais se popularizaram em todo o mundo como uma nova forma de socialização online. Com o tempo, elas se transformaram em uma “mina de ouro” para quem procura usar novos canais para implementar o marketing digital.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre as redes sociais mais usadas no Brasil em 2022!

Existem inúmeras vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas redes sociais. A principal é o número altíssimo de usuários presentes e ativos em cada uma delas

As redes sociais também são um poderoso canal de comunicação entre as marcas e seus consumidores, tornando-se uma ferramenta poderosa de Marketing de Relacionamento.

Além disso, as redes sociais são um canal que permite uma grande promoção, e pode ser utilizado para promover a marca, os produtos, conteúdos e divulgar o propósito e a missão da empresa.

Normalmente, o profissional responsável por gerenciar essa área é o Social Media, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades, além de agendar posts e se relacionar com o público. É o especialista em redes sociais!

💡 Leia mais: Whatsapp Business: por que usar na sua empresa?

Tráfego Pago

O tráfego pago é a estratégia de investir uma determinada quantia em dinheiro para atrair mais acessos e gerar mais tráfego. Todo acesso que sua plataforma recebe é entendido como tráfego, seja qual for a origem.

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Dessa forma, essa estratégia de marketing digital corresponde aos visitantes que chegam até o seu negócio por meio de anúncios, também conhecidos como mídia paga.

Pagar por esse tipo de publicidade significa que a sua loja virtual ganha um anúncio de destaque em resultados de busca, redes sociais e outros sites.

Agora que você já sabe o que é tráfego pago e como ele funciona, é hora de conhecer as duas principais plataformas que oferecem o serviço de anúncios para empreendimentos como o seu. Cada uma traz benefícios diferentes, por isso, é importante conhecer a fundo cada uma antes de escolher em qual investir.

Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma de web analytics mais usada na internet. Segundo relatórios do próprio Google, a plataforma está presente em mais de 10 milhões de sites atualmente. É gratuita, simples de instalar e usar, além de coletar uma infinidade de dados e insights.

Ela possibilita o monitoramento de informações referentes às estatísticas do seu site e/ou blog, fazendo o levantamento de possíveis pontos de melhoria e otimizações.

Meta ads

O Meta Ads é um dos recursos de marketing mais eficazes para expandir seus negócios, gerar leads e vender mais. Através dessa plataforma de anúncios, você aumenta o alcance da sua marca, cria diferentes públicos, influencia pessoas que já acessaram o seu site e apresenta a sua marca para as pessoas certas.

A plataforma também é conhecida por ser uma “mão na roda”, já que você consegue gerenciar Facebook, Instagram e Whatsapp (as principais redes sociais do mundo) em uma só página.

SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca, em tradução livre). São estratégias usadas para aumentar a exposição de um site nos motores de busca de forma orgânica, sem depender de investimentos pagos.

O principal motor de busca do mercado, o Google, possui mais de 200 fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não aparecer nas páginas de resultados. O trabalho de um profissional de SEO é adequar os sites à esses critérios.

Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todos os dias. Estar posicionado para uma determinada palavra-chave pode ser a diferença que faz com que o seu site seja encontrado.

Por isso, estratégias de SEO são muitíssimo utilizadas até hoje pela maioria das empresas que prezam pela boa execução do seu marketing digital.

Blog

Ter um blog é a forma mais comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO (como conversamos ali em cima), o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego para seu site.

O blog pode ser a porta de entrada de futuros clientes. Por isso, é importante que o blog da sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim esse usuário se tornará um Lead e, futuramente, um cliente.

Entra aqui a figura do profissional Redator, especialista na produção de conteúdos para blogs e na análise das métricas utilizadas. Se essa estratégia combina com a sua empresa, ter um Redator ao seu lado otimiza não só o seu trabalho, mas também os resultados.

💡 Veja mais: Quanto custa contratar uma agência de marketing?

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma estratégia que utiliza o envio direto de mensagens por email, de uma empresa para seus contatos ou clientes. Cada e-mail enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado E-mail Marketing.

Escrevemos também um artigo que explica as principais vantagens do e-mail marketing, contando um case original da Spot Mídia Digital que mostra como essa estratégia pode ser eficiente, além de dar dicas de quais ferramentas usar. Tá imperdível!

Geralmente, em seu conteúdo, é utilizado para:

  • Enviar promoções e conteúdos
  • Solicitar vendas ou doações
  • Construir identidade de marca
  • Transmitir confiança ao cliente
  • Divulgar a marca

O propósito aqui é aumentar o relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes, encorajando lealdade e adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.

Essa é considerada uma das estratégias mais baratas de marketing digital. É um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o propósito da empresa.

Marketing de influência

Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

O objetivo de trabalhar com influenciadores digitais é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador.

Por meio dessa relação, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.

Marketing digital serve para qualquer empresa?

A resposta é sim! O marketing digital pode ser aproveitado por todos os tipos de empreendimento. O que muda é a necessidade de cada negócio.

Entender quais estratégias funcionam ou não para a sua empresa é essencial. Para isso, é preciso extrema profissionalidade por parte dos profissionais de marketing que atuarão com o seu negócio.

Como usar o marketing digital para captar mais clientes?

O marketing digital é um ótimo caminho para captar mais clientes. Mas para aplicar e fazer funcionar todas as estratégias abordadas neste texto, é preciso de extremo conhecimento técnico e prático.

E se é de profissionalismo e resultado que a sua empresa precisa, conheça a Spot Mídia Digital, a agência de performance que te ajuda a vender mais de forma 100% online.

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